A criação de Casa da Malta de Fernando Namora se insere no seu ‘ciclo rural’. Tendo na estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Há, no âmbito da narrativa primária, dois episódios: a chegada de Abílio à vila de Penedo – sua terra natal; e depois o nascimento do filho de uma cigana que está hospedada na casa da malta – episódio mais destacado do ponto de vista da novela como um todo.
Das seis personagens caracterizadas através de narrativas inseridas, cinco – a exceção é Abílio – compartilham do espaço da casa de vagabundos, pois a Casa da Malta nada mais era do que refúgio dos oprimidos. Daí, podemos observar uma relação íntima entre o fato de se estar no espaço físico do galpão e ter algum episódio do passado relatado pelo narrador.
Existe a relação entre de cada capítulo e o resumo do subsequente. Isto ocorre da segunda maneira: a cada da narrativa primária de um capítulo será o título (resumo) do capítulo a seguir. No desfecho do primeiro capítulo, por exemplo, quando a personagem Graça quer saber do alfaiate Ricocas sobre a passagem que este teve na prisão, obtém como resposta do rapaz: «– Frio. Eu conto.» (Namora, 1988: 57). Ora, ‘Eu conto’ é justamente o título do Capítulo Segundo (Namora, 1988: 59). Com base nisto, percebemos que os títulos dos capítulos dizem respeito muito mais às narrativas inseridas que propriamente à primária – o nascimento do ciganito.
Após viver em concubinato com o Dr. Alceu – antes ainda entregara-se a vários rapazes universitários –, Graça, envergonhada, sai pelo mundo em busca da sobrevivência, que chega através da prostituição. É numa destas andanças que a moça se encontra com o alfaiate Ricocas.
A última personagem contemplada com uma narrativa inserida é Carminda, que, na narrativa primária, não chega a habitar efetivamente a casa da malta. É uma moradora do litoral que, de origem serrana, não aceita dar à luz o seu filho próxima ao mar.
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